domingo, 14 de dezembro de 2014

Red Christmas Lips

É Natal! Época Natalícia, época de luz, frio, brilhos e vermelho!
Vermelho! Essa cor que veio para ficar. Presente em todas as tendências, o batom vermelho pode ser usado em qualquer tipo de pele que na medida certa de makeup irá sempre resultar. 
O pretendido look profundo, misterioso e sensual é sempre completado com o toque do batom vermelho. 



Normalmente a regra do uso do batom forte é implicada numa maquilhagem em que os olhos não são exagerados, apenas maquilhados de forma simples, muitas vezes apenas com uma sombra nude e uso de rimel, ou então com o complemento do tão conhecido eyeliner preto. O uso de sombras excessivas e escuras em conjunto com uns lábios fortes vermelhos criam muitos pontos de atenção na face que por sua vez vão carregar e exagerar a maquilhagem.




Batom Vermelho pode ser usado em qualquer tipo de pele. Pele clara, pele morena e pele escura. Não existe restrição de uso e confere sempre um look clean e classy.



Batom vermelho e Olhos nude/clean,  e uso de rímel



Batom Vermelho com ligeiro black smokey eye


Look PinUp Clássico


Batom e Olhos com o mítico eyeliner


Até a pele clara com sardas deprovidas de qualquer tipo de base que as apague (tal como ja tinha referenciado num post anterior o uso de sardas é uma tendência sejam elas naturais ou artificiais, por essa razão não esconda as suas sardas) ficam maravilhosamente com o uso de uns lábios fortes.





A minha seleção de produtos:
Batom Yves Saint Laurent em http://www.yslbeautyus.com

MAC Cosmetics: Brooke Shields Lipstick in Excite




Batom da Claire's, em http://www.claires.co.uk







Batom Oriflame, em http://www.oriflamelebanon.com



Use e abuse desta cor nos seus lábios, principalmente nesta época. Bom Natal ;)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Comic Zombie

Actualizo o blog com mais um post de maquilhagem de caracterização.
Dei vida a uma espécie de comic zombie girlie. Dei um ar feminino e pouco assustador ao que é de costume ser uma caracterização assustadora e sanguinolenta.
As maquilhagens de zombie requerem algum tempo, material e criatividade.
Como o tempo para esta foi pouco, adaptei ao que era possível ser concretizado.
Não se trata de um original, pois existem muitas versões na internet com esta temática.
Como tal apresento a minha versão da Comic Zombie:



Por Sara Rodrigues: 


A evolução:



Várias:






A execução:
Preparei a pele colocando um creme hidratante, seguido uma base líquida de forma a ter uma boa camada de protecção da minha pele face a todos os restantes produtos em cima colocados.
Como não tenho uma tinta azul clara optei por usar uma tinta azul normal misturada com tinta branca para clarear.
Os contornos da boca e dentes foram executados com eyeliner e preenchidos com as devidas cores que vemos nas imagens.
Usei pestanas da Eylure: http://www.eylure.com/ que podemos facilmente encontrar numa loja Claire's.
A peruca já é antiga, apenas serviu para dar um toque divertido e colorido a toda a maquilhagem.


Outros exemplo de uma artista que realizou este género de maquilhagem:


sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Video Simples de Maquilhagem Dia/Noite

Tal como já tinha referido em posts anteriores, o meu interesse também se estende para a área de maquilhagem a que chamamos de normal.

Há uns bons meses atrás foi-me proposto um desafio para realizar workshops de auto-maquilhagem para pessoas que quisessem uma maquilhagem ténue, simples e prática para o seu contexto profissional. E no envolvimento desse desafio, foi criado este pequeno vídeo que sintetiza em 5 minutos tudo aquilo que falei/falo durante esses workshops.

A primeira parte do vídeo demonstra a maquilhagem diária, com os cuidados primários da pele, colocação de base, corretor, iluminador, sombras, blush e batom.

Existe ainda na continuidade do vídeo, um pequeno extra para quem gosta de algum exagero q.b. Um exemplo de uma maquilhagem ligeiramente mais carregada, já com uso de eyeliner e batom carregado.


Vídeo Tutorial:



Produtos utilizados:
Loção: Água Micelar Avéne
Creme hidratante: Hydrance optimale da Avéne;
Base: Líquida da Couvrance
Corretor: Stick corretor da Couvrance
Iluminador: Vichy
Sombras: L´OREAL & YSL
Blush: Estee Lauder
Batom: Hidratante


Vídeo realizado e editado por: Pedro Graça


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Fashion Designers Makeup Trends

O meu interesse não se baseia só na maquilhagem de fantasia e caracterização. Maquilhagem é um mundo!! E também se torna interessante partilhar convosco outras novidades e áreas de interesse que me influenciam neste tema.
Para conseguir adquirir alguma criatividade e estimulo, gosto de conhecer as últimas tendências de maquilhagem e novos produtos apresentados nas colecções dos grandes designers de moda. A complementar um trabalho de um grande estilista de moda, existe sempre um grande maquilhador profissional que completa da forma mais harmoniosa o look pretendido. São eles que determinam os caminhos a serem percorridos nas próximas estações e são eles que dão sempre o primeiro passo com os últimos e melhores produtos. Irei mostrar à frente apenas alguns dos trabalhos que captaram a minha atenção e respectiva referência ao profissional responsável pelo trabalho.

Mostro agora o meu top 10 de preferência das tendências de maquilhagem para a estação de Primavera/Verão 2015:


Meu Top: 10º Lugar
Chanel
Makeup artist: Tom Pecheux
Mítica e eterna Chanel.Com  o criador que tão bem conhecemos, Karl Lagerfield. Cortes conservadores com tons coloridos.
Contrastando assim com a makeup apresentada. Look muito natural, pele cuidada e iluminada. Sobrancelhas e pestanas destacadas, tudo o resto tom nude/natural.
Para quem quiser espreitar a coleção e backstage:




Meu Top: 9º Lugar
Prada
Makeup artist: Pat McGrath
A maior influência desta coleção de Prada é a temática artesanal.
Mantendo a fidelidade aos seus cortes direitos e conservadores, optou por tecidos vintage para dar o tal toque artesanal e feminino pretendido. O azul predominou.
A maquilhagem surge também com inspirações vintage, recorrendo ao tão conhecido prolongamento do olho com o uso de eyeliner preto, ao qual o artista designou de Extreme Cat Eye. A pele é iluminada e os lábios hidratados e tom natural.
O detalhe mais criativo deste look, para além dos olhos exagerados, é o delinear da sobrancelha. Criando a ilusão óptica de o próprio risco delineado ser a sobrancelha principal, e a verdadeira sobrancelha ser somente um sombreado do desenhado. Muito bom.
Para quem quiser espreitar a coleção e backstage:




Meu Top: Lugar
Roberto Cavalli 
O estilista conhecido por combinar o incombinável! A natureza, estampados florais e animais são determinantes da sua inspiração.
Maquilhagem com tons escuros nos olhos, provocando profundidade e mistério no olhar. O conhecido "smokey eye". Pele clara, cuidada e iluminada. Lábios tons nude/natural. 
E para quem quiser espreitar a coleção e o backstage:




Meu Top: 7º Lugar
Givenchy
Makeup artist: Pat McGrath
Preto foi a cor que teve realce nesta coleção.
Muitos detalhes piratas, com uso de renda, corda e pele
A maquilhagem torna-se também mais fantasiosa.
Sombrancelhas dissipadas com destaque dos olhos que são prolongados com castanhos. Pele tom nude e lábios naturais.
Para quem quiser espreitar a coleção e backstage:




Meu Top: 6º Lugar
Elie Saab
Makeup artist: Tom Pecheux for MAC Cosmetics
O meu Deus dos vestidos glamorosos, femininos e sensuais.
Para mim não há ninguém que construa vestidos tão perfeitos e que encaixem tão bem no corpo de uma mulher como ele. Todos os detalhes, cores e corte são de uma perfeição e riqueza extrema. Tudo na sua mente está perfeitamente alinhado e esquematizado para que as suas criações sejam únicas e brilhantes. Quando penso em Elie Saab, penso numa nuvem pequena que entra na mente das mulheres e lhes lê o pensamento de como gostariam que lhe fizesse um vestido. Elie Saab é assim, ele sabe o que uma mulher gosta de vestir e sabe o que lhe fica bem.
E para conjugar este excelente bom gosto, é de tarefa honrosa e desafiante poder complementar um look com uma maquilhagem harmoniosa que encaixe tão bem nesta coleção. E Tom Pecheux foi o artista que foi o responsável pela criação de uma makeup simples, mas elegante. O essencial para todo o look ser perfeito.
Olhos carregados, mas com uma cor fora dos vulgares pretos, castanhos e brancos, com a utilização de sombras vibrantes de cores vivas mas sem extremo exagero. O que neste caso resulta sempre bem, porque temos uns olhos muito vivos, e uma boca de tom natural e hidratada. O uso de blush é muito ténue e a pele encontra-se iluminada e com base neutra e natural. O suficiente para algo se tornar tão elegante e completar tudo o resto.
Para quem quiser espreitar a coleção e backstage:




Meu Top: Lugar
Viktor & Rolf
Makeup artist: Pat McGrath
Volume, construções, estampados florais são as palavras chave desta coleção. E para contrastar com a coleção, foi criada esta maquilhagem por Pat McGrath que destaca todos os pontos fulcrais da face com uma simplicidade única. Apenas com uma pele cuidada e iluminada, sobrancelhas alinhadas e realçadas sem qualquer exagero ou predominância, o uso de uma sombra neutra brilhante e natural para os olhos também sem qualquer exagero acrescido. Rímel em pequena quantidade somente para pentear as pestanas sem lhe dar um volume extra. Blush rosado que quase mal se nota e uns lábios aveludados e brilhantes somente com um hidratante ou tom natural. Uma excelente maquilhagem que faz destacar todos os pontos bonitos que a face das modelos apresentam.
Para quem quiser espreitar a coleção e backstage:




Meu Top: Lugar
Emanuel Ungaro
Makeup artist: Lucia Pieroni for MAC Cosmetics
Cores vibrantes, tecidos esvoaçantes, estampados florais e gráficos. Todos juntos formam uma coleçao colorida e dinâmica. E a partir daí a artista Lucia Pieroni criou uma maquilhagem em total consonância com a  coleção.
Sem medo de utilizar as cores fortes, destacou olhos e boca com cores contrastantes mas que resultaram maravilhosamente. (Tendência de makeup muito semelhante à de Jean Paul Gaultier, na minha opinião)
Para quem quiser espreitar a coleção e backstage:




Meu Top: Lugar
Vivienne Westwood
Makeup artist: Val Garland
As coleções de Vivienne Westwood transmitem sempre algum dramatismo e inspirações que à primeira vista nos parecem despropositadas. Tendo sempre por fim um objectivo lógico, conciso e contextual.
Nesta coleção Primavera/Verão 2015, a inspiração sobrevoou um pouco por personagens animadas que tão bem conhecemos, e Val Garland conseguiu criar uma makeup dramática e criativa em todos os looks da coleção. Um detalhe muito curioso que podemos observar na imagem à esquerda são as sardas desenhadas! Uma grande tendência das próximas estações. Se as tem o ideal é valorizá-las e realçá-las. Se não as tem e gostar desta tendência, já existem produtos próprios para as desenhar. (Colocarei um link em baixo).
Para quem quiser espreitar a coleção e backstage:





Meu Top: Lugar
Alexander Mcqueen
Makeup artist: Pat McGrath
A ideia que se fica quando se fala nos trabalhos de Alexander Mcqueen, é a mistura entre o rústico e futurístico. Algo estranho e contra-senso de se dizer, mas que resulta tão bem.
Coleções criativas, excêntricas e fantasiosas são responsáveis por McQueen ser uma das minhas marcas preferidas, que apesar de já não se encontar entre nós, os seguidores que continuam a criação da sua arte fazem com que a essência de Mcqueen permaneça viva. 
A maquilhagem emite tudo aquilo que é tentado transmitir pela coleção.
A ideia futurística é gritante nesta makeup. Os tons que transmitem iluminação e brilho são os que predominam. Tez clara, olhos iluminados e lábios natural.
Para quem quiser espreitar a coleção e o backstage:




 MeuTop: Lugar
Dolce&Gabbana

Minha gente! Estes dois senhores constroem arte e bom gosto.E esta makeup é de todas a minha preferida.
Uma coleção repleta de pretos, brancos, vermelhos....muita renda e adornos florais! Nada resultaria melhor que estas combinações. Classe e sensualidade é para onde esta coleção me leva. E a maquilhagem associada transmite tudo isto e mais além.
Pele iluminada e cuidada, olhos sem exagero apenas delineados com um dos meus produtos preferidos, o eyeliner preto para alongar os olhos. Pouco rímel. Blush rosado/avermelhado utilizado de forma ténue. E uns lábios estrondosos aveludados com tons avermelhados e bordeux. Um estilo latino sensual predomina esta makeup.
E para quem quiser espreitar a coleção e o backstage:





Este é o meu top de preferência das tendências de 2015. Existem muitos mais artistas que deveriam ter sido mencionados devido ao seu excelente trabalho nesta parceria com os grandes designers de moda. Ficará para um próximo post.

domingo, 21 de setembro de 2014

Blue Monster

Blue Monster - makeup experience

E apresento-vos a minha versão deste Monstro Azul.
Esta maquilhagem surge através de uma pesquisa no site do IMATS. 
Não é de todo um original meu mas sim a minha tentativa de recriar um trabalho de uma profissional ( Heather Chalker - Makeup Artist) que se encontrou nesse evento em Sidney este presente fim-de-semana. (No final deste post irei colocar o trabalho original dela)

Para quem não tem conhecimento sobre do que se trata o IMATS, trata-se de um evento que ocorre em algumas cidades em tempos diferentes (como Nova Iorque, Londres, Vancouver, Sidney, Toronto e Los Angeles) onde se reúnem os profissionais de maquilhagem de todas as vertentes, alunos das melhores escolas de caracterização/ficção e muito mais. Realizam-se workshops, aulas, apresentações, venda de produtos...ou seja um paraíso para quem se interessa nesta área.
E lá é fácil encontrar os trabalhos mais impressionantes de maquilhagem de caracterização (irei colocar alguns exemplos mais à frente).


Por Sara Rodrigues:







 


A evolução do trabalho:

Aqui um close-up para se mostrar melhor os detalhes:



Execução:
Limpeza da Pele antes de colocar qualquer produto.
Delinear com lápis preto os primeiros traços para delimitar espaços (Desenhei primeiro o espaço onde iria desenhar a boca com os dentes e os olhos).
Preencher o restante espaço com tinta azul clara, e pulverizar com pó azul.
Desenhar as escamas com um pincel com um azul mais escuro, sem grande rigor. Acentuar as extremidades das supostas escamas com um azul ainda mais escuro.
Preencher os olhos com sombra branca e pintar o interior com sombra amarela escura. Evidenciar detalhes com eyeliner preto, e criar a ilusão de brilho colocado um pequeno traço de tinta branca no interior da parte que se encontra pintada de amarelo.
Desenhar as pestanas - sem grande rigor, pois quanto mais cuidado e receio de usar o eyeliner, maior a probabilidade de os riscos ficarem tortos e sem definição. 
Na boca comecei por pintar os dentes de branco para decidir o espaço e o número de dentes que iria desenhar. Só depois de desenhados foram então delimitados com sombra preta e posteriormente foi usada sombra vermelha para simular as gengivas.
Com um pincel fino usando um azul mais escuro que o tom da pele, desenhei tenuamente uns detalhes na pele na zona das maçãs do rosto.
Por fim utilizei 3 adereços para as fotografias - uma peruca vermelha, um lenço preto e um lenço vermelho- para testar qual das hipóteses encaixaria melhor.


Comparação do trabalho original da artista Heather Chalker, (à esquerda) e da minha tentativa de recriação (à direita):



Alguns exemplos de outros excelentes trabalhos que podemos encontrar no IMATS:

Fonte de Pesquisa:
http://www.imats.net/

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Lima Limão

Lemon fruit Makeup Experience

Esta maquilhagem surge com o intuito de querer desenhar algo simples, leve, fresco e colorido. 
Fruta, é uma temática interessante que pode resultar em trabalhos coloridos, leves e divertidos. Além de que se apropria a esta altura do ano ;)
E porquê o limão? Porque foi o primeiro que o meu olhar alcançou. Sem nenhuma razão especifica.
Uma maquilhagem muito rápida que resultou da seguinte forma:



Por Sara Rodrigues














 A evolução: