E apresento-vos a minha versão deste Monstro Azul.
Esta maquilhagem surge através de uma pesquisa no site do IMATS.
Não é de todo um original meu mas sim a minha tentativa de recriar um trabalho de uma profissional ( Heather Chalker - Makeup Artist) que se encontrou nesse evento em Sidney este presente fim-de-semana. (No final deste post irei colocar o trabalho original dela)
Para quem não tem conhecimento sobre do que se trata o IMATS, trata-se de um evento que ocorre em algumas cidades em tempos diferentes (como Nova Iorque, Londres, Vancouver, Sidney, Toronto e Los Angeles) onde se reúnem os profissionais de maquilhagem de todas as vertentes, alunos das melhores escolas de caracterização/ficção e muito mais. Realizam-se workshops, aulas, apresentações, venda de produtos...ou seja um paraíso para quem se interessa nesta área.
E lá é fácil encontrar os trabalhos mais impressionantes de maquilhagem de caracterização (irei colocar alguns exemplos mais à frente).
Por Sara Rodrigues:
A evolução do trabalho:
Aqui um close-up para se mostrar melhor os detalhes:
Execução:
Limpeza da Pele antes de colocar qualquer produto.
Delinear com lápis preto os primeiros traços para delimitar espaços (Desenhei primeiro o espaço onde iria desenhar a boca com os dentes e os olhos).
Preencher o restante espaço com tinta azul clara, e pulverizar com pó azul.
Desenhar as escamas com um pincel com um azul mais escuro, sem grande rigor. Acentuar as extremidades das supostas escamas com um azul ainda mais escuro.
Preencher os olhos com sombra branca e pintar o interior com sombra amarela escura. Evidenciar detalhes com eyeliner preto, e criar a ilusão de brilho colocado um pequeno traço de tinta branca no interior da parte que se encontra pintada de amarelo.
Desenhar as pestanas - sem grande rigor, pois quanto mais cuidado e receio de usar o eyeliner, maior a probabilidade de os riscos ficarem tortos e sem definição.
Na boca comecei por pintar os dentes de branco para decidir o espaço e o número de dentes que iria desenhar. Só depois de desenhados foram então delimitados com sombra preta e posteriormente foi usada sombra vermelha para simular as gengivas.
Com um pincel fino usando um azul mais escuro que o tom da pele, desenhei tenuamente uns detalhes na pele na zona das maçãs do rosto.
Por fim utilizei 3 adereços para as fotografias - uma peruca vermelha, um lenço preto e um lenço vermelho- para testar qual das hipóteses encaixaria melhor.
Comparação do trabalho original da artista Heather Chalker, (à esquerda) e da minha tentativa de recriação (à direita):
Alguns exemplos de outros excelentes trabalhos que podemos encontrar no IMATS:
Fonte de Pesquisa:
http://www.imats.net/