domingo, 5 de janeiro de 2014

Nídia, a mãe artista

Se existe pessoa que se possa considerar a minha maior cobaia quando se aproxima a época do Carnaval, só pode ser a minha mãe.
Isto porque para quem não sabe a minha mãe para além de linda, é uma artista. Os seus mais de 20 anos em cima de um palco de revista à portuguesa transformaram-na numa atriz fora de série que tanto me faz orgulhar.
O espetáculo onde ela participa, estreia todos os anos na altura do Carnaval, e propaga-se pelo resto do ano durante os fins de semana, e como tal, antes de sair de casa tenho que maquilhá-la em todas essas alturas. 
A maquilhagem a ser utilizada neste tipo de ocasião requer exagero, brilho, pestanas falsas e exuberância para poder ser vista no último lugar de um anfiteatro (É tudo o que eu gosto!). E aplicar estas características a uma pessoa que não tem por hábito usar maquilhagem no seu dia a dia é fantástico.
Devo também dizer que a minha mãe é de todas as pessoas que já maquilhei até hoje a "cliente" mais exigente e resmungona. Ora uma pestana está a doer, ora outra pestana já está a descolar, ora o sombreado de um olho está mais esbatido que o outro, ora "espera espera que tenho o olho a chorar", ora a purpurina está presa nas pestanas, ora o batom é escuro demais, ora o batom tem brilho a mais,  ora "pareço dois faróis", etc etc...é demais! Mas o resultado final fica sempre bem :)
Tenho pena de não ter tirado fotografias dos anos anteriores das várias maquilhagens que lhe fiz, mas ainda consegui guardar uma fotografia do Carnaval passado e outras mais recentes do presente dia.


Maquilhagem para espetáculo de Revista à Portuguesa - 2012


Maquilhagem dia a dia para sessão fotográfica da Revista à Portuguesa - Janeiro 2014

Observações: Na maquilhagem demonstrada na 1ª fotografia foi utilizada uma base tom nude, com algum blush rosa, nos olhos utilizei sombra castanha, bege brilhante e purpurinas alaranjadas. As pestanas falsas são da Essence (já referidas em vários  posts anteriores). E utilizei um batom gloss só para dar brilho aos lábios.
Nas imagens em baixo, visto que o objectivo era somente uma sessão fotográfica para promover os elementos integrantes do teatro, optei por uma maquilhagem do quotidiano. Utilizei de início a base light beige da L´Oréal e para dar o efeito de face iluminada usei a base compacta da Couvrance da Avéne (http://www.eau-thermale-avene.pt/maquilhagem/couvrance) número - 06 (base muito escura) (como mostra a imagem em baixo, eis como se deve aplicar os produtos para dar iluminação à face), e também utilizei um iluminador (da Avon).
Acentuei os pontos mais escuros da face com pó compacto bronzeador, e coloquei blush avermelhado.
Acentuei as sobrancelhas com pó castanho para dar mais volume, e nos olhos usei uma sombra bege e outra com uma tonalidade ligeiramente mais escura junto à linha das pestanas. Para prolongar o olhar utilizei o eyeliner preto (julgo que ficaria também muito agradável com eyeliner castanho), e utilizei as pestanas falsas da Eylure Naturais.
O batom foi colocado em pouca quantidade, somente para dar aquela tonalidade rosada.

Sem comentários:

Enviar um comentário